Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Prefeituras

Notícias na Abrap

Programa Recicla Fortaleza começa a gerar crédito no Bilhete Único

Programa Recicla Fortaleza começa a gerar crédito no Bilhete Único

Créditos da foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Ampliação do benefício começou a valer em junho, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e Sindiônibus

A Prefeitura está ampliando os benefícios do programa Recicla Fortaleza, onde os materiais recicláveis poderão ser trocados também por créditos no Bilhete Único, além do desconto na conta de energia, que já estava disponível. Outro avanço é que agora a população tem mais uma opção para realizar o descarte correto de recicláveis, por meio da primeira franquia social do sistema, localizada na Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp).

Após a inauguração de mais dois ecopontos, o benefício do programa Recicla Fortaleza foi ampliado e já gera créditos no Bilhete Único, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Com isso, o lixo com potencial reciclável, que já podia gerar créditos na conta de luz, agora vai gerar também créditos para trabalhadores e estudantes que utilizam o Bilhete Único diariamente e, numa etapa posterior, os créditos também poderão ser utilizados na conta de água da Cagece. Os valores poderão ser creditados em uma conta individual ou doados a uma instituição cadastrada, estimulando ainda mais o cidadão a levar resíduos volumosos ao ecopontos e tornar a cidade mais limpa.

Franquia social

Também está disponível para a população a primeira franquia social do programa Recicla Fortaleza, que fica na associação comunitária Socrelp, entidade que trabalha com coleta, seleção e beneficiamento de materiais recicláveis, que são transformados em peças de artesanato ou utensílios. Localizada no bairro Jacarecanga, a associação agora também faz a troca de materiais recicláveis por crédito no Bilhete Único e desconto na conta de energia.

Para ter acesso aos benefícios do Recicla Fortaleza, basta que o fortalezense procure um dos ecopontos ou se dirigir à Socrelp munido de um boleto da conta de energia e do cartão Bilhete Único para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los para pesagem, lembrando-se de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. Nestes locais, basta conferir a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo com o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado. Feito isso, basta escolher receber o benefício no Bilhete Único ou na conta de energia, e até mesmo em ambos.

Além da franquia social localizada na Socrelp, que recebe apenas materiais recicláveis, a cidade conta agora com 13 ecopontos, distribuídos nos bairros Barra do Ceará, Vila Velha, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Edson Queiroz e Cidade dos Funcionários, que recebem pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. Todos os ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, sempre de 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

Para atender à população, há em todos os ecopontos um funcionário da Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura de Fortaleza, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, transmitindo orientações e recebendo o material. Um outro funcionário atesta a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner dos ecopontos. Até o final de 2016, a Prefeitura de Fortaleza terá implantado um total de 25 ecopontos na cidade, com estruturas qualificadas para o descarte seletivo de volumosos.

Materiais que geram crédito

Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:

  • Vidro

Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.

  • Metal (Exceto Cobre)

Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

  • Papel

Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.

  • Plástico

Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

  • Outros

Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br