Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Prefeituras

Notícias na Abrap

Ministério das Cidades lança coletânea para projetos de mobilidade urbana

Ministério das Cidades lança coletânea para projetos de mobilidade urbana

Foto: WRI Cidades Sustentávei

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB), lançou a coleção de Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana: Transporte Ativo, Sistemas de Prioridade ao Ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 

A coletânea conta com apoio do WRI Cidades Sustentáveis - instituição internacional de pesquisa que apoia as cidades brasileiras no desenvolvimento e implementação de soluções sustentáveis para os problemas de transporte e desenvolvimento urbano -, da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO).

A meta é instrumentalizar ainda mais os gestores públicos responsáveis pelo planejamento das cidades brasileiras, oferecendo mecanismos voltados à construção de projetos de maior qualidade, devidamente alinhado aos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012).

“A baixa qualidade dos projetos tem sido apontada em diversos levantamentos como a principal limitação à entrega dos empreendimentos de mobilidade urbana”, afirma o titular da SEMOB, José Roberto Generoso. E reitera: “Com isso, os interessados poderão conhecer e acessar as diretrizes técnicas sobre transporte ativo, sistemas de priorização de ônibus e Veículos Leves sobre Trilhos.”

O corpo técnico da Secretaria acompanhou a elaboração do material, desde sua concepção, até a análise e a validação do texto final. Também ficará a cargo da pasta a ampla divulgação da coletânea.

Fonte: Da redação com Min. Cidades