Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Prefeituras

Notícias na Abrap

TCU vai fiscalizar uso de recursos federais no metrô do Rio

TCU vai fiscalizar uso de recursos federais no metrô do Rio

Foto: Metrô Rio

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai realizar uma fiscalização sobre a aplicação de recursos públicos federais na Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. A auditoria foi solicitada pelo deputado Ezequiel Teixeira (PTN-RJ) e aprovada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

O pedido foi feito por meio da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 72/16, que recebeu relatório prévio favorável do deputado Paulo Feijó (PR-RJ). O relatório prévio traz o plano de execução e metodologia de avaliação que deve ser seguida pelo TCU.

A Constituição permite que as comissões permanentes da Câmara e do Senado realizem a fiscalização de atos de outros poderes, com auxílio do TCU.

Aporte extra
Construída para ligar os bairros de Ipanema a Barra da Tijuca, no Rio, a Linha 4 foi financiada pelos governos federal e estadual, contando ainda com financiamento internacional. Ezequiel Teixeira questiona dois pontos do projeto: o atraso na entrega da obra e o aporte adicional de R$ 989 milhões que foi feito pelo governo federal para a conclusão do empreendimento.

Para o deputado, o aporte pode indicar que houve falha no planejamento e execução da obra. Além disso, ele alerta que o empreendimento foi construído por construtoras investigadas pela Operação Lava Jato (Carioca Engenharia, Queiroz Galão e Odebrecht).

“O TCU, por diversas vezes alertou sobre os atrasos na execução da obra. Precisamos aprofundar para verificar se os recursos foram empregados em atenção a probidade e a moralidade administrativa”, disse Teixeira.

Após a fiscalização, o parecer do TCU será analisado pela comissão, que votará um relatório final com recomendações sobre o assunto.

Fonte: Da Redação com Agência Câmara