Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Prefeituras

Notícias na Abrap

Prefeitura de Maceió recebe secretária nacional da Cidadania e Diversidade

Prefeitura de Maceió recebe secretária nacional da Cidadania e Diversidade

Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, recebeu, nesta quinta-feira (23), a secretária nacional da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (Minc), Débora Albuquerque. Em pauta, projetos e convênios de fortalecimento à cultura na capital alagoana.

“Para nós um momento importante, visto que a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural é estratégica para o Ministério da Cultura e tem na Fmac um grande cliente. Por meio desta relação, nós já chegamos próximos dos R$ 5 milhões em convênios para investimentos na cultura de Maceió, um exemplo é realização do Giro de Folguedos que teve mais uma edição executada recentemente”, destacou Palmeira.

Segundo o gestor da Fmac, o Município tem ainda dois projetos em parceria com a Secretaria, além da Rede Municipal de Pontos de Cultura, que abrigará até 17 instituições que desenvolvem ações culturais em comunidades de baixa renda. “Nós trabalhamos com produtores e fazedores culturais desde música erudita, música afrobrasileira, nas ações culturais em grotas e o Ocupe a Praça, por exemplo. Todos são executados por meio desta relação no Projeto Ações Culturais Para Maceió”, reforçou Palmeira.

Débora Albuquerque ressaltou que o encontro é parte do trabalho do MinC para se aproximar das fundações municipais. “Estamos deixando a relação fria de relatórios. Temos algumas demandas e vim entender como ajudar os projetos de Maceió respeitando a legislação”, disse referindo-se à Rede Municipal de Pontos de Cultura de Maceió. Após a reunião, uma comitiva da Fmac levará os representantes do MinC para conhecer o trabalho de seis instituições contempladas por meio dos projetos.

A representante do MinC no Nordeste, Maria do Céu, falou da importância da integração entre o Governo Federal e o Município para fomentar cultura a população. “Minha função é aproximar o Ministério ao máximo da região Nordeste e solucionar os entraves dentro dos pontos de cultura e projetos. Oportunidades como esta são importantes para que consigamos fazer com que esses projetos consigam seus objetivos, que trazer recursos e cultura para a população”, pontuou.

Eberth Lins e Bárbara Tenório/Secom Maceió

Fonte: SECOM / Prefeitura de Maceió