Logotipo Abrap

Associação Brasileira de Prefeituras

Notícias na Abrap

Programa Escola Bem Arrumada recupera unidades para a volta às aulas

Programa Escola Bem Arrumada recupera unidades para a volta às aulas

Na primeira semana já recolheu 50 toneladas de material roçado

O Programa Escola Bem Arrumada tem o objetivo de recuperar as estruturas físicas das escolas, encontradas em situações precárias. O projeto atenderá todas as 118 unidades municipais de ensino e mais oito anexos, com serviços de reforma e manutenção. Desta forma, a Prefeitura visa garantir normalidade e condições satisfatórias no retorno às aulas dos mais de 57 mil alunos e aos profissionais do magistério.

Atendendo a uma determinação do prefeito Odelmo Leão, o Escola Bem Arrumada terá continuidade durante todo o ano. “Neste momento, estamos fazendo os serviços mais emergenciais, tudo com responsabilidade e respeitando o orçamento disponibilizado”, disse a secretária de Educação, Célia Tavares. Segunda ela, foi montado um cronograma de trabalho que deve ser executado ainda em janeiro e depois terá continuidade de acordo com as necessidades surgidas.

Na fase das vistorias são observados principalmente as redes hidráulica e elétrica e itens como infiltrações nos telhados. Outros aspectos considerados envolvem a situação dos bebedouros de água fornecida aos alunos e servidores, toldos e infestações de animais (pombos, ratos e insetos), além de pinturas, trincados e rachaduras nas paredes. Em seguida tem início a execução dos serviços. Para o trabalho ser o mais amplo possível, o Escola Bem Arrumada reúne as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Trânsito e Transportes, Obras, Comunicação Social e Gestão Estratégica.

Ao todo são dezenas de profissionais envolvidos em serviços como os feitos pela pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, que consiste em capinas, roçagens e podas de árvores, tanto na parte interna da escola como na externa e em lotes vagos no entorno. Já a Secretaria de Trânsito e Transportes é responsável pelas sinalizações viárias e a Secretaria de Obras pelas recuperações das massas asfálticas com a operação Tapa-Buracos. Também estão envolvidos o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam).

 

Para ler a reportagem completa clique aqui.

Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia